Nesta semana ( 08/07/11) foi anunciada a compra da empresa aérea WEBJET pela GOL. A operação envolveu além do pagamento pelos ativos da empresa, também a aquisição de dívidas, ou seja, o passivo; ao todo, os desembolsos estão estimados em R$ 311 milhões.
Até aí tudo bem no mundo do capitalismo, da concorrência empresarial, no mundo dos negócios. Mas, analisando o mercado, ou seja, esta abstração conceitual que envolve os ofertantes e demandantes de serviços de transporte aéreo, procuraremos estimar os possíveis impactos desta operação.
Com a aquisição, o mercado brasileiro de transporte aéreo concentrará 85% sob o domínio das empresas TAM e GOL, portanto, concentração absoluta na oferta de serviços aéreos no Brasil. Assim, seguindo a metodologia da ciência econômica, este tipo de mercado tem o conceito de oligopólio.
Sobre o mercado com aquela característica, a literatura destaca as variáveis: 1) número de concorrentes, geralmente pequeno; 2) diferenciação, ou seja, não haverá diferença na oferta de serviço; 3) substutibilidade, quem substituirá a GOL e a TAM?; 4) preço, capacidade para controlar preço e 5) barreiras de entrada.
Com as respostas dadas pelas variáveis, a tendência, eu disse, tendência, é que na variável "4" os preços iram pular de patamares atuais para uma tendência altista. Corrobora este argumento, o fato de que, os preços mais baixos até então eram praticados pela empresa WEBJET, com a compra, os preços irão permancer, no mínimo, pelo os que a GOL, empresa compradora, ofecerem atualmente, que são mais altos.
Assim, toda a expansão no número das pessoas que aproveitaram o crescimento da renda e preços mais baratos das passagens aéreas no Brasil poderá diminuir. Talvez, as autoridades públicas, ANAC e CADE não interfirão no processo e a minha pergunta é: para melhorar e diminuir o atendimento nos aeroportos brasileiros?
Até aí tudo bem no mundo do capitalismo, da concorrência empresarial, no mundo dos negócios. Mas, analisando o mercado, ou seja, esta abstração conceitual que envolve os ofertantes e demandantes de serviços de transporte aéreo, procuraremos estimar os possíveis impactos desta operação.
Com a aquisição, o mercado brasileiro de transporte aéreo concentrará 85% sob o domínio das empresas TAM e GOL, portanto, concentração absoluta na oferta de serviços aéreos no Brasil. Assim, seguindo a metodologia da ciência econômica, este tipo de mercado tem o conceito de oligopólio.
Sobre o mercado com aquela característica, a literatura destaca as variáveis: 1) número de concorrentes, geralmente pequeno; 2) diferenciação, ou seja, não haverá diferença na oferta de serviço; 3) substutibilidade, quem substituirá a GOL e a TAM?; 4) preço, capacidade para controlar preço e 5) barreiras de entrada.
Com as respostas dadas pelas variáveis, a tendência, eu disse, tendência, é que na variável "4" os preços iram pular de patamares atuais para uma tendência altista. Corrobora este argumento, o fato de que, os preços mais baixos até então eram praticados pela empresa WEBJET, com a compra, os preços irão permancer, no mínimo, pelo os que a GOL, empresa compradora, ofecerem atualmente, que são mais altos.
Assim, toda a expansão no número das pessoas que aproveitaram o crescimento da renda e preços mais baratos das passagens aéreas no Brasil poderá diminuir. Talvez, as autoridades públicas, ANAC e CADE não interfirão no processo e a minha pergunta é: para melhorar e diminuir o atendimento nos aeroportos brasileiros?
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