Pular para o conteúdo principal

Projeto de Lei Orçamentária Anual de Alagoinhas para 2018: uma análise das despesas

A peça orçamentária de Alagoinhas para 2018, elaborada pelo Poder Executivo e enviada à Câmara para discussão e votação, fixa as despesas em R$ 373,87 milhões. Um crescimento de 18% em relação à de 2017. Dada a previsão de crescimento das receitas nesta magnitude, as despesas se ajustaram de modo a manter o equilíbrio orçamentário.

Das 17 funções governamentais listadas, cinco consomem cerca de 84% do total das despesas: 1) educação (24%); 2) saúde (21%); 3) urbanismo (17%); 4) administrativa (13%) e 5) saneamento (9%).

As despesas correntes, grosso modo, são alocadas para a manutenção da prestação de serviços à população. Essas, crescerão 18,5% em relação a 2017. Já as despesas de capital, incluindo os investimentos e amortização de dívida, crescerão 16%.

Do ponto de vista do perfil das despesas, alocamos 09 vezes mais recursos para a manutenção dos serviços prestados em relação a novos investimentos. Nos últimos quatro anos essa relação era, em média, de 13 vezes. A queda é explicada sobretudo por causa dos investimentos que serão realizados com os recursos do empréstimo externo junto à CAF.

Nos últimos 04 anos as despesas com pessoal e encargos sociais tiveram um crescimento médio de 5,5%. Para o próximo ano o crescimento nessa rubrica é mais que o dobro, aproximadamente, 11,5%. Esse crescimento apresenta-se como fora da curva, considerando a média dos anos anteriores e a previsão de 2018 para 2019.

Sem dúvidas, precisamos otimizar os nossos atuais recursos de investimentos, oriundos do empréstimo externo, uma vez que a atual geração e as futuras pagarão por esses recursos. Daí a qualidade das ações serem extremamente relevantes, basta lembrar que o empréstimo deverá ser liquidado em 15 anos, assim, é razoável que estas ações tenham uma vida útil de pelo menos esse prazo.

Nunca poderemos perder de vista que a ordem na alocação de recursos, dada a escassez de serviços, é primeiro em investimento e depois na sua manutenção. Daí a necessidade de se mudar a trajetória de crescimento das despesas correntes (manutenção) e começarmos a otimizar um crescimento das despesas de capital (investimento). O atual governo não deu sinais desse detalhe na elaboração da sua primeira peça orçamentária, uma vez que as despesas correntes crescerão 18,5% e as de capital 16,5%.

Mas ainda há tempo de mudar de rota. Cabe ao poder legislativo este papel!

Givanildo Bispo do Nascimento. Graduado em Ciências Econômicas. Bancário.
e-mail: givanildobispo@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pernambuco vs Bahia no Ranking de Eficiência dos Estados

A Folha  e o Datafolha publicaram o Ranking de Eficiência dos Estados (REE-F). O estudo mostra "quais estados entregaram mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população utilizando o menor volume de recursos financeiros". Os estados são classificados em eficiente, cuja escala seja acima de 0,5; alguma eficiência , entre 0,429 a 0,499; pouca eficiência , entre 0,333 a 0,428 e ineficiente  abaixo de 0,333. Aqui no nordeste, somente o estado de Pernambuco é considerado eficiente , com índice de 0,517, ocupando a 4ª colocação no Brasil. A Bahia atingiu o índice de 0,362, classificado com  pouca eficiência  e ocupando a 16ª entre os estados brasileiros. Dentre as 06 variáveis estudadas, Pernambuco é considerado eficiente em três: educação (0,58), infraestrutura (0,5) e finanças (0,84). A Bahia é considerada eficiente somente em duas: segurança (0,55) e finanças (0,79). Alguma eficiência é encontrada na saúde pernambucana (0,48), pouca eficiência na segurança (0,3

Resultados do PIB (nacional e baiano) até o 3º trimestre de 2017

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, o produto interno bruto brasileiro cresceu este ano até setembro 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Não é motivo para comemorar! Do ponto de vista da oferta, o destaque foi para a agropecuária, crescimento de 14,5%. A indústria caiu 0,9%, destaque negativo para a construção civil, e destaque positivo para a indústria extrativa. Os serviços caíram 0,2%, entretanto, o setor de comércio cresceu 0,8%. O resultado ainda não significativo porque o setor que mais cresceu é o que tem a menor participação no produto. A participação da agropecuária é de 6%. Os serviços detêm a maior participação, cerca de 60%. Enquanto este setor não crescer, teremos resultados pífios no curto prazo! Por fim, a indústria, participa com 20%; como ainda se recupera, seus efeitos sobre o produto se darão no médio prazo. Do ponto de vista da demanda, a formação bruta de capital fixo, leia-se, investimentos, cresceu quase 4% este ano. Também produz